Em três dias, a Receita Federal já recebeu mais de 336 mil declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2011. O número continua dentro da expectativa do fisco, mesmo com a paralisação do sistema nesta quarta-feira, 2de março e com a lentidão do site registrado na terça, dia 1°
Em nota divulgada nesta quinta-feira, 3 de março, a Receita diz que os contribuintes de São Paulo (chamada de 8ª Região Fiscal) entregaram a maior parte dos documentos. Foram 90.599 registros, ou 27% do total já recebido pelo leão.
Em segundo lugar vem a área que engloba o Distrito Federal, os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocatins (a 1ª Região Fiscal), com 58.587 declarações. Os contribuintes dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo (7ª Região Fiscal) entregaram 37.239 documentos enviados.
A Receita estima receber este ano 24 milhões de declarações, praticamente o mesmo volume de 2010 e 2009.
Isso reflete as mudanças implementadas pelo Fisco, como a desoneração dos contribuintes que tinham patrimônio entre R$ 80 mil e R$ 300 mil e o fim da obrigatoriedade para quem preenchia o formulário apenas por ter sido sócio de empresa.