25 de fevereiro de 2011

VACARIA, CIDADE QUE MAIS CRIOU EMPREGOS FORMAIS

Vacaria é a cidade do Interior que mais criou empregos formais no país em janeiro deste ano. Entre os 10 municípios apontados na pesquisa feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego, do governo federal, as três primeiras posições são ocupadas por capitais: São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, respectivamente. Logo atrás aparece a cidade da serra gaúcha, com geração de mais de 3,9 mil postos de trabalho no primeiro mês de 2011.
Em Vacaria, o resultado se deve às mais de 3 mil vagas geradas pelo setor agropecuário. Segundo o secretário de Desenvolvimento, Tecnologia, Trabalho e Turismo do município da Serra, Alessandro Dalla Santa Andrade, a classificação entre as primeiras se explica principalmente pela colheita da maçã:
— A colheita, que começa em janeiro e vai até o fim de março, absorve boa parte da geração de vagas. Soja e milho também geram muitos postos em agropecuárias e lojas de implementos agrícolas.
De acordo com o secretário, o município também sente o impulso no setor de construção civil. Chega a faltar mão-de-obra qualificada, o que levou o órgão a oferecer, numa parceria com o Senai, cursos de formação profissional para a área em 2010. Em 2011, as incrições para qualificação começam em março.
O levantamento foi feito a partir das listas divulgadas pelo ministério com os municípios que mais geraram postos em cada um dos 26 Estados e Distrito Federal. O MTE considera apenas os municípios com mais 30 mil habitantes na classificação.
Caxias foi o segundo município gaúcho melhor colocado, em 13ª na lista. Porto Alegre foi a 23ª em geração de postos de trabalho em janeiro. No mês passado, Vacaria criou 3.962 postos no Estado, contra 1.534 novos empregos em Caxias, e 1.146 em Porto Alegre.
A lista dos municípios brasileiros com maior saldo de criação de vagas tem ainda Goiânia (GO) (5ª), Curitiba (PR) (6ª) e Manaus (AM) (7ª). Outras cidades que não são capitais e aparecem na lista são Franca (SP), em nono lugar, e Sertãozinho (SP), na décima posição.