19 de setembro de 2012

TEMPORAL ATINGE FORTEMENTE REGIÃO NOROESTE, ALÉM DE DIVERSOS PONTOS DO ESTADO


RESIDÊNCIA EM SANTO AUGUSTO-RS
RESIDÊNCIA EM IJUI-RS

ANTENA DA RÁDIO QUERÊNCIA DE SANTO AUGUSTO-RS
QUEDA DE POSTE EM SANTO AUGUSTO-RS
PALMEIRA DAS MISSÕES - ESQUINA REPUBLICA COM MAJOR

JUSTIÇA DO TRABALHO DE SANTA ROSA-RS
GRANIZO EM GIRUÁ-RS (JÁ BASTANTE DERRETIDO)
DESLIZAMENTO EM ENCANTADO-RS
ÁRVORE QUE CAIU EM ESCOLA NA CIDADE DE IJUI-RS
35 CTG DE PALMEIRA DAS MISSÕES-RS (REALIZAVA-SE EVENTO NO MOMENTO)

Fortes ventos atingiram diversas regiões do Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (19 de setembro de 2012), provocando grandes estragos. A Defesa Civil confirmou que pelo menos seis municípios foram atingidos por vendaval no NOROESTE do Estado. Segundo o coordenador da região de Santo Ângelo, sargento Lauro Brito Lopes, o forte vento iniciou por volta das 20h e provocou estragos em Ijuí, Santo Ângelo, São Valério do Sul, Ajuricaba, Santo Augusto e Chiapeta. Ele também observa que outros municípios podem ter danos, uma vez que a comunicação está dificultada pela falta parcial de energia elétrica e problemas com o sinal de telefones móveis.
— Ainda não temos a dimensão da gravidade dos fatos, mas o trabalho é intenso e há pessoas desabrigadas em alguns municípios da região — ressalta o sargento.
O Inmet registrou rajadas de 120 quilômetros por hora em Santo Augusto, 118 em Soledade e 104 quilômetros por hora em Santa Rosa. Há relatos de problemas em cidades como Cruz Alta, Santo Ângelo, Ijuí, Giruá, São Valério do Sul, Ajuricaba, Santo Augusto, Chiapetta, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Inhacorá, Joia, Eugênio de Castro.
EM PALMEIRA DAS MISSÕES, o Corpo de Bombeiros confirmou que por volta de 200 casas foram destelhadas, além de queda de árvores e postes. O vendaval chegou à cidade por volta das 21h e deixou o município sem energia elétrica. Neste exato momento, ocorria uma “Ronda” da Semana Farroupilha no 35 CTG. Pedaços do teto caíram e segundo informações uma pessoa ficou feriada. A correria foi grande, com pessoas parando embaixo de mesas, em busca de proteção (pelo o que presenciei em comentários no grupo Peões e Prendas do facebook).  Lonas foram distribuídas entre as famílias atingidas.
EM CRUZ ALTA: também registrou um grande números de casas destruídas
EM SANTO CRISTO, usuários de redes sociais revelaram carros avariados pelo granizo. Outros relatam que os motoristas tiveram de parar os veículos diante do grande volume de chuva. O vendaval, seguido de chuva de granizo causou bastante destruição. Além de casas, até a principal escola da cidade foi danificada. A cidade inteira está sem luz e, por conta disso, ainda não foi possível contabilizar o número de atingidos.várias casas foram destelhadas.
EM SANTA ROSA: o Corpo de Bombeiros recebeu mais de 40 chamadas em 30 minutos, a maioria por conta de danos a telhados residenciais. Cerca de 200 casas foram atingidas, de acordo com a primeira avaliação de danos. Em toda a região Noroeste, pelo menos 800 construções acabaram danificadas. Grande parte do município está sem energia elétrica, por conta de danos à rede. Os estragos foram mais intensos no bairro Cruzeiro, conforme os bombeiros. Uma árvore tombou sobre o prédio da Justiça do Trabalho e destruiu parte de uma cerca da construção.
EM CARAZINHO, mais de 50 casas ficaram destelhadas. O bairro mais afetado é o São Lucas. No município houve queda de árvores em seis residências, mas não há registro de feridos. Também caíram árvores na ERS 142, entre NÃO-ME-TOQUE, E VITOR GRAEFF, e na BR 386, entre SANTO ANTÔNIO DO PLANALTO E TIO HUGO, mas já foram retiradas.
EM PASSO FUNDO, houve registro de chuva forte e granizo.
EM SOLEDADE, o Hospital de Caridade São Clemente, está parcialmente destelhado e os bombeiros confirmam o destelhamento de cerca de 50 casas. O Corpo de Bombeiros também informa que o teto de um CTG desabou. Não há confirmação de feridos, por enquanto.
EM SANTO ÂNGELO, os Bombeiros atenderam entre 20h e 20h45min, 150 chamadas. As residências haviam sido atingidas pelo granizo ou por queda de árvores. De acordo com o Corpo de Bombeiros, há equipes nas ruas auxiliando as famílias atingidas e distribuindo lonas.
EM IJUÍ, foi um vendaval que durou pouco mais de 30 minutos porém, foram cinco minutos - entre o período das 20h15 e 20h20 – que ocasionaram os maiores danos. Pelas estimativas os ventos podem ter atingido mais de 100 Km/h considerando-se os estragos em diferentes áreas da cidade. Tão logo cessado os ventos, embora a chuva continuasse, moradores passaram a acorrer a sede do Corpo de Bombeiros no centro de Ijuí em busca de lonas para cobrir as casas. Às 22h15 o Major Jacson Trindade Lopes, comandante do Corpo de Bombeiros de Ijuí, concedeu uma entrevista ao Portal Ijuhy.com quando informou que até aquele momento 120 lonas tinham sido distribuídas a moradores que tiveram suas residências destelhadas. Ele próprio já todo molhado pela chuva estava atendendo aos moradores que se dirigiam à sede da guarnição. O Major informou que o vendaval colheu toda a cidade, fazendo estragos nos mais diferentes bairros. A Escola Municipal Fundamental Dr. Ruy Ramos, no bairro São José, suspendeu as atividades escolares até a próxima segunda-feira, 24/9, por conta dos danos causados à Escola. Segundo a diretora Nádia Cortes, cerca de 600 alunos terão suas aulas prejudicadas. Uma equipe da Prefeitura está no local para reparar os danos e retirar uma árvore que caiu sobre o telhado.  
EM SANTO AUGUSTO, o temporal atingiu mais de 80% das casas, trazendo terror à comunidade. Várias casas ficaram destruídas com a força do vento, postes ficaram ao chão, famílias estão sem alimentos e roupas. A Antena da Rádio Querência foi destruída. Segundo levantamento feito pelo departamento de jornalismo da Rádio, as casas mais atingidas estão nos bairros Glória, Cerro Azul, São João e Tiradentes. Não há energia elétrica em vários pontos do município. A secretaria de assistência social está apurando a totalidade de casas atingidas pelo temporal. O prefeito Alvorindo Polo deverá decretar situação de emergência ainda nesta tarde.
PORTO LUCENA foi um dos locais mais atingidos pelos temporais. Quase todas as casas foram destelhadas, por volta de 2,5 mil. A Prefeitura ficou inundada. O Prefeito, Leo Miguel Veschenfelden, esteve reunido com a defesa Civil Regional nesta manhã e decidiu decretar situação de emergência. A documentação sobre os estragos já foi encaminhada à sede da Defesa Civil Estadual, em Porto Alegre. A cidade está sem luz, sem água, e sem telefonia fixa. Apenas uma operadora de celular está funcionando. Não há mais lonas no município. A prefeitura está em contato com as cidades vizinhas, e aguarda a chegada do exército para ajudar. Há 30 pessoas feridas, mas sem gravidade. Cem pessoas passaram a noite abrigadas numa igreja. Os prédios da prefeitura e da Brigada Militar foram afetados. Carros também sofreram prejuízos com a queda de grandes pedras de granizo. As perdas chegam a 100% nas lavouras de trigo e 60% na de milho.
PORTO ALEGRE, registra problemas de alagamentos em ruas e avenidas. Motoristas devem ter cautela na Wenceslau Escobar com Diário de Noticias, na Padre Cacique, na Bento Gonçalves perto da PUC e na Aparício Borges com a Pedro Boticário. Na Oscar Pereira com a Vacacaí, houve queda de árvore.
EM TAQUARI, uma casa de madeira foi levada pelo Rio Taquari.
EM ENCANTADO, uma residência ficou parcialmente suspensa durante um deslizamento de terra, no Vale do Taquari. O acidente ocorreu por volta das 4h30min desta quarta-feira. Ninguém ficou ferido. Conforme o coordenador local da Defesa Civil, César Luis Moretto, o nível do rio continua subindo e, às 11h, marcava 7m80cm, o que representa quase quatro vezes o nível normal. No entanto, para atingir as casas, o Taquari precisa chegar a 13 metros. – O rio está subindo uma média de 50 centímetros por hora. No entanto, esse número já foi maior e acredito que ele não deve transbordar – afirma Moretto.
EM TENENTE PORTELA, o temporal não chegou a causar prejuízos. Conforme a Brigada Militar do município não foram registradas ocorrências de destelhamentos de casas. No III Acampamento Farroupilha que acontece na Praça Brasília, no centro da cidade, os acampamentos construídos com madeiras, cobertos com telhas de amianto e lonas, suportaram bem as rajadas de vento. Apenas dois dos mais de 40 acampamentos tiveram algumas telhas arrancadas, lonas desprendidas e algumas folhagens derrubadas.Ainda durante a noite de terça-feira a queda de luz obrigou os organizadores do evento a cancelar um show com a apresentação de um artista local.
Segundo informou ao site Portela Online o presidente do III Acampamento Farroupilha, Tiago Sganderla, a programação do evento segue sem alterações.
EM ESPUMOSO, uma das cidades mais atingidas na região, mais de 60% da população de 15,4 mil habitantes teve as casas danificadas depois da forte chuva com granizo. A prefeitura deve encaminhar ainda hoje o laudo de prejuízos para a Defesa Civil. “Estamos fazendo o levantamento porque vai chover e três pessoas já caíram dos telhados de casa tentando consertar os buracos nas telhas”, considerou o prefeito Zenildo Signor Neto. O estoque de lonas do município já acabou e o município está solicitando ajuda para cidades vizinhas para suprir a necessidade dos moradores. Mais de 250 pessoas estão em uma lista de espera para receber o material.
EM ERNESTINA, onde segue chovendo, mais de 200 casas foram destelhadas, grandes árvores foram arrancadas e mais de 40 postes de luz caíram nas ruas. O reservatório de água do município caiu de uma altura de 30 metros, por isso a população está sem abastecimento. A luz foi cortada e a telefonia não está funcionando. O posto de saúde municipal também está interditado, porque foi completamente destalhado. Entre as empresas danificadas, a Cooperativa Cotrijal teve a estrutura completamente destruída, segundo o comando da Brigada Militar. Na zona rural, animais morreram. Apesar da Defesa Civil local não ter recomendado o decreto de situação de emergência, o prefeito Aderi Soares disse que vai assinar o pedido. “Não quero saber, vou assinar o decreto, a cidade foi praticamente destruída. Se não quiserem assinar, que não assinem”, disse.
EM MARAU, mais de 40 pessoas solicitaram lonas para cobrir residências. Apesar dos transtornos, não será necessário pedir ajuda humanitária ao Estado, segundo o secretário de Obras Osvaldo Dalasta.
EM JÓIA, a Câmara de Vereadores perdeu o teto e um posto de combustível teve a cobertura arrancada.
EM CAPÃO BONITO, moradores relataram à polícia que as pedras de gelo que caíam com a chuva tinham o tamanho de um ovo de galinha.
EM CONDOR, CRISSIUMAL, INHACORÁ, PEJUÇARA E GIRUÁ várias casas foram destelhadas. Pelo Twitter, um usuário registrou: "estou próximo da cidade de CONDOR, e é impressionante o que vejo. Raios, vento, granizo. Carros parados na estrada".
*** Na Região Noroeste, a mais atingida, o quadro é GRAVÍSSIMO, segundo a cocessionária RGE. Só ali são 122 mil clientes sem luz. São mais de 25 alimentadores e uma Linha de Transmissão desligados. A empresa informa que está com todas as suas equipes em ação para restabelecer o abastecimento nas áreas atingidas.
FONTE: Portal Ijuhy, Jornal Zero Hora, Rádio Querência de Santo Augusto-RS, G1.COM, Jornal Correrio do Povo, Portela Online, Rádio Guaíba e Blog Mais Novidads.